Os tipos de Vinho do Porto que existem.

Por mais incrível que pareça esta é uma pergunta à qual nem toda a gente consegue responder com destreza e precisão. 


O vinho do Porto é um vinho licoroso. Torna-se licoroso porque logo no início do seu tempo de vida é-lhe interrompida a fermentação com aguardente vínica.

Adquire também este título graças à zona em que é produzido, que é na Região Demarcada do Douro.

Graças a um vasto conjunto de características o vinho do Porto distingue-se do resto dos vinhos. 






Diagrama elucidativo sobre os tipos de Vinho do Porto - Infovini.com
Diagrama elucidativo sobre os tipos de Vinho do Porto - Infovini.com

Write a comment

Comments: 2
  • #1

    Lino (Sunday, 14 June 2015 00:22)

    Não há, que eu saiba, vinho do porto moscatel. O moscatel que também pode vir da região do Douro não recebe o nome de Porto, é só chamado de moscatel. Se reparar não aparece no diagrama em baixo. Acho que a designação vintage character deixou de ser usada para evitar confusões com o vintage "verdadeiro". Também pode reparar que não aparece no diagrama em baixo.

  • #2

    Dário Matos de Sá (Sunday, 14 June 2015 00:55)

    Tem razão, na verdade o que começou por ser um artigo sobre o Vinho do Porto acabou por ser um artigo sobre os vinhos fortificados. O erro foi notado no momento e decidi introduzir uma pequena nota na descrição:

    "Atenção, este não é um vinho do Porto. É um vinho licoroso, fortificado, mas como é produzido na região demarcada do Douro e a sua fermentação é interrompida pela adição de aguardente vínica eu inseri-o nesta gama de produtos."

    Para já o Moscatel vai permanecer nesta área, mas a seu tempo, com mais informação, será criada uma página só para os Moscatéis Portugueses.

    Obrigado pelo reparo, um dos meus objetivos é tornar esta informação completamente correta, por isso irei investigar sobre o Vintage Character e se assim for será feita só uma menção ao vinho para que se preserve na história.