vinho do porto vintage

O Vintage é uma preciosidade...


Um vintage é um vinho de uma colheita excecional! E só pode ser determinado como tal de acordo com a a aprovação do IVP. A firma decide guardá-lo intacto, sem proceder a qualquer lotação com vinhos de anos diferentes. Depois de permanecer dois anos em contacto com a madeira, o Vintage prossegue o seu lento envelhecimento em garrafa ao abrigo do ar e da luz. Pouco a pouco, o vinho melhora consideravelmente as suas características, desenvolvendo o seu bouquet essencialmente por fenómeno de redução.

Considerado por muitas pessoas como a jóia da coroa dos vinhos do Porto, é o único Porto que amadurece em garrafa...

O rótulo, além de indicar a data de colheita, tem que referir o ano de engarrafamento. Nesta categoria incluem-se os chamados "Vintage de Quinta", obtidos a partir de uvas provenientes apenas da quinta que lhe dá o nome, o que lhes confere um carácter ímpar.

 

Mesmo sendo vinhos que podem ser consumidos nos anos seguintes ao engarrafamento, a sua vocação é a de prosseguir o envelhecimento em garrafa. 

Com o tempo, o vinho apresenta um depósito. É por isso que o Vinho do Porto Vintage necessita de ser decantado antes de ser servido.

No início do seu envelhecimento em garrafa, a cor retinta é intensa, os aromas complexos, muito frutados e florais. No sabor, combina características taninosas, adstringentes, com uma invulgar estrutura e persistência. O vinho vai-se alterando em termos de cor, acentuando toda a sua harmonia e complexidade à medida que vai envelhecendo.


Conservação:

Depois de aberta a garrafa, a sua conservação dependerá da categoria de vinho do Porto e do local onde está guardada. Os tempos abaixo sugeridos servem como orientação, pelo que não se pretende afirmar que o vinho se deteriora completamente, mas que vai havendo uma lenta evolução que leva à perda das características sensoriais originais.


1 a 2 dias


Temperaturas de serviço:

10º a 14º C

O encanto do Porto Vintage reside no facto de ser atractivo em praticamente todas as fases da sua vida em garrafa...

Write a comment

Comments: 0