Sobre o Pinterest

Introducing...

 

O Pinterest é uma rede social. E o seu fundador é Ben Silbermann. Ficam feitas as apresentações.

 

Mas redes sociais há muitas, de que forma é que o Pinterest se diferencia das demais? Bom em primeiro lugar há que descartar redes como o Facebook ou o LinkedIn, pois não se enquadram na categoria do Pinterest, devemos é equipará-la ao Instagram e ao Tumblr, que cada uma à sua maneira, se comprometem com o mesmo propósito - Divulgar e partilhar conteúdo visual inspirador.

 

O Pinterest destaca-se das restantes porque é sedutor e sexy e o reflexo desse posicionamento vê-se no seu público-alvo que é maioritariamente feminino, cerca de 75%, e é engraçado que ao contrário do Instagram, não é nada focado nas individualidades, selfies ou promoção pessoal. O Pinterest não raspa a superficialidade, ele é mais profundo do que isso porque explora os nossos desejos, aspirações e vontades, ele mostra os destinos mais fantásticos do mundo, as peças de roupa e relógios mais distintos que existem, permite-nos guardar as peças de arte mais icónicas de sempre e aguça-nos o apetite com receitas absolutamente deliciosas.





"O Pinterest não raspa a superficialidade, ele é mais profundo do que isso porque explora os nossos desejos, aspirações e vontades"

Como funciona o Pinterest?

 

O funcionamento desta rede social é bastante simples. À semelhança de todas as redes sociais do mundo, ou pelo menos da maioria esmagadora, ela centra-se num FEED, onde descobrirá os Pins mais recentes.

É claro que quanto mais pessoas seguir, mais conteúdo novo poderá visualizar diariamente.

 

A acção mais comum é o ato de pinar e vamos já esclarecer aqui um assunto para que deixe de ser tabu! O Pinterest começou por atribuir o termo Pin it à acção de guardar uma imagem. Este termo incita ao ato de guardar, colocar um Pin para relembrar mais tarde. O Facebook chama-lhe Partilhar, O Tumblr - Reblogar, o LinkedIn - Compartilhar e o Pinterest - Pinar. Aos que Pinam designou de "Pinadores". Ora isto merece um smiley face :).

Já discuti este assunto com vários colegas e chegamos à conclusão que é mais um daqueles casos de nomes de marcas que ao se internacionalizarem notam que o nome é pejorativo no país de destino, como é o caso do pão de forma Bimbo, que é um insulto brejeiro no Reino Unido.  

 

Daí que quando ouvir alguém dizer "Pinador" lembre-se que se podem estar a referir a alguém que usa esta rede social.

Onde é que se guardam os Pins?

 

No Facebook guarda-se em "álbuns" e no Pinterest em "Painéis". Por exemplo, no meu caso decidi criar os painéis que mais me inspiram - Gastronomia, Design de Produto (empratamentos), Lugares (viagens & destinos), Cocktails, Arquitetura (onde guardo também alguns dos restaurantes mais bonitos), Arte e Cultura (onde podem encontrar vários trabalhos de pintores como Picasso, Salvador Dali e outros mais modernos), entre outros painéis.

 

Em baixo mostro alguns dos exemplos de painéis que mais gosto:

DMS
DMS

Sephora Brasil
Sephora Brasil
TAP Portugal
TAP Portugal

Salsa Official
Salsa Official

Para finalizar este artigo, deixo-lhe a definição do Pinterest pelo próprio Pinterest.



Gostou do que leu? Então subscreva a nossa newsletter e receba novidades relacionadas com a hotelaria & restauração.


Write a comment

Comments: 0